domingo, 18 de outubro de 2009

Fenómenos da Luz

Ontem estava um dia excelente cheio de Sol, um bom dia para sair de casa mesmo para ir ter com um colega de curso e debater ideias sobre um trabalho que ambos estamos a realizar.

Peguei no carro, nos meus óculos escuros, numa garrafinha de água e segui viagem. Durante essa mesma viagem não deixei de reparar em todo o brilho e luz que estava à minha volta e fui pensando no fenómeno que acontecia perante mim e que os meus olhos captavam, o fenómeno da Luz. Por todo o lado a luz era parcialmente absorvida por objectos, as ondas de luz que não eram absorvidas eram reflectidas e dessa maneira os objectos mostravam a sua cor.

Os espelhos do carro davam segurança, possibilitavam-me visualizar outros carros que circulavam perto de mim reflectindo a luz por eles emitida, a garrafa de água refractava e decompunha a luz que por ela passava e incidia nos bancos, mostrando as várias cores correspondentes às várias ondas que compõem o espectrum visível.

Nesse dia não tive a felicidade de ver um arco-íris, este acontece quando a luz é refractada e decomposta pelas pequenas partículas de água que estão no ar é bem mais bonito que o efeito da garrafa de água.

Durante a nossa vida são raros os momentos em que pensamos nestas pequenas mas grandes coisas, muitos já pensaram nelas e muitos já as estudaram mas todos nós desde o momento que nascemos teremos que aprender o que outros descobriram, abrir os olhos e questionar o mundo à nossa volta é um grande passo e talvez um dia outros estejam a aprender algo que nós descobrimos.



Para uma pesquisa mais pormenorizada sobre cada um dos fenómenos aconselho estes sites:




Só mais uma curiosidade. Sabiam que:

A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

Curioso não é?

3 comentários:

  1. Achei muito boa a tua associação com algo que te aconteceu e te despertou interesse para aplicares num assunto da aula, é mais fácil perceber-mos uma explicação cientifica quando a aplicamos com um exemplo do dia a dia. Boa a tua explicação

    ResponderEliminar
  2. Jorge, a direcção do seu blogue (e o seu título) vai no sentido de procurar o mistério, a surpresa, o lado inquietante do conhecimento natural. É uma abordagem possível, com dificuldades mas também com interesse. Contudo, eu vejo mistério nas coisas várias vezes ao dia. Vá, força!, vamos questionar o mundo à nossa volta com mais regularidade...

    ResponderEliminar
  3. bom-dia, passo neste blog, pois ando à procura de ajuda para encontrar um prisma de reflexão onde possa decompor a luz branca. qualquer prisma dá, ou tem de ser um específico?
    obrigado por qualquer ajuda!
    ana

    ResponderEliminar